RINITE ALÉRGICA
02 Jun

RINITE ALÉRGICA

Você sabia que a rinite alérgica pode ser prevenida com medidas simples?

A limpeza e arrumação na casa, evitando o acumulo de pó, ajudam a evitar as crises alérgicas.
Muitas vezes, não podemos evitar o ar condicionado do local onde trabalhamos, é uma realidade, contudo podemos controlar o ambiente da nossa casa, em especial o quarto onde dormimos. Já se sabe que o controle ambiental no quarto onde o paciente com rinite dorme é o que tem maior impacto na redução de suas queixas. São dicas importantes:

1) Evitar carpetes e tapetes. Dar preferência a pisos que possam ser limpos com um pano úmido, pelo menos uma vez por dia.
2) Tirar do armário do quarto roupas de inverno, cobertores, tapetes, cortinas de tecidos, e tudo que não é utilizado com frequência e que pode acumular poeira.
3) Trocar a roupa de cama uma a duas vezes por semana.
4) Manter o quarto arejado e ventilado, livre de odores.
5) Retirar os bichinhos de pelúcia do aposento. Estar atento aos baús de brinquedos das crianças e que acumulam pó. Esses objetos devem ficar em um local fora do quarto de seus filhos.
6) Bichos de estimação não devem ter acesso ao quarto.
7) Se sua casa estiver em reforma, paciência, vai ser muito difícil controlar a rinite enquanto a obra durar ou enquanto você estiver bem próximo a ela.

Mas evitar os fatores desencadeantes das crises de rinite nem sempre resolve, nesse caso é preciso então procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação. Isso porque nem tudo que entope o nariz é rinite alérgica. Muitas vezes trata-se de um desvio de septo ou uma sinusite crônica que estão perpetuando os sintomas e isso só o otorrino poderá dizer. Em se confirmando apenas rinite, o caso pode ser tratado em conjunto com o medico alergologista ou o pediatra.
Por último, um alerta. Usar vasoconstritores nasais (aquelas gotinhas para desentupir nariz) durante as crises é uma péssima ideia. Principalmente se as crises são frequentes. Cuidado!

Essas medicações podem viciar o paciente e, quando usadas de forma repetida, aumentam as chances de hipertensão e outras doenças.